SEO para IA: como preparar a sua marca para as pesquisas sem cliques

Já percebeu que consegue pesquisar no Google sem chegar a clicar em nada? Os seus clientes também! Basta fazerem uma pergunta para verem a resposta surgir de imediato. É o encanto (e o desafio!) da nova era das pesquisas sem cliques. Só que, com gigantes como Google SGE, Gemini, Bing Copilot e ChatGPT a mudarem as regras do jogo, vai precisar de usar estratégias SEO para IA que falem a língua dos robots e dos humanos. Caso contrário, pode ficar a falar sozinho!

O que é SEO para IA?

SEO para IA – também chamado AEO (Answer Engine Optimization) – é um conjunto de estratégias que ajudam um conteúdo a ser escolhido como resposta direta nos resultados gerados por IA (Inteligência Artificial). E isso porque atualmente, não basta aparecer no Google, é preciso ser a fonte que a IA vai citar, o que só é possível através de conteúdos claros, estruturados e escritos de forma natural, que antecipem perguntas e forneçam respostas completas. 

Importância do SEO para IA

Hum… o SEO para IA é assim tão importante? Claro! É um dos maiores trunfos para manter a relevância da sua marca no mundo digital. E sabe porquê? Porque ao aparecer em snippets (resumos ou respostas diretas geradas por Inteligência Artificial), a sua marca ganha visibilidade instantânea – mesmo que o utilizador não chegue a visitar o seu site. É como estar no palco principal, debaixo de um foco de luz, enquanto os concorrentes ainda tentam entrar em cena!

Portanto, deixe de contar cliques e comece a contar o número de vezes que a sua marca é referida em assistentes de IA e motores de pesquisa inteligentes, como o ChatGPT ou Gemeni: cada menção fortalece o nome da marca na memória do público e transmite confiança imediata, posicionando-a como especialista no assunto e referência no setor de atividade.

Mas será que os utilizadores confiam nas respostas geradas por IA? 

Parece que sim! Segundo um relatório da Bain & Company intitulado “Goodbye Clicks, Hello AI Zero Click Search”, 80% dos utilizadores confiam em respostas geradas por IA para pelo menos 40% das suas pesquisas. Isto significa que se a sua marca não estiver preparada para ser “a resposta”, arrisca-se a ficar invisível. Logo, a pergunta é: vai esperar que a IA fale dos seus concorrentes ou vai fazer SEO para IA de forma a garantir que a sua marca aparece na resposta?

Melhores estratégias SEO para IA

Já percebeu que não basta marcar presença na internet? Que é preciso brilhar nas respostas de IA? Ótimo porque vai conhecer de seguida, as melhores estratégias SEO para IA, aquelas que podem mudar o jogo da sua marca!

  1. Tem um SEO tradicional impecável? Comece por aí!

Antes de pensar em otimização SEO para IA, pense no SEO tradicional. O seu site carrega rapidamente? É mobile friendly? Tem uma navegação intuitiva? URLs claras, conteúdo útil, estrutura organizada? Nada disto é opcional. Os robots de IA adoram informação bem arrumada – e, convenhamos, os humanos também.

  1. Não sabe se as palavras-chave ainda são importantes?! Mais do que nunca!

Agora é preciso usar variações de palavras-chave, sinónimos e até expressões que soem naturais numa conversa. Isso porque o SEO para IA trabalha em paralelo com os motores de pesquisa com Processamento de Linguagem Natural (PLN) que entendem o significado por trás das palavras, não apenas a sequência literal. Isso significa, por exemplo, que se perguntar “como aumentar a presença online da minha marca”, a IA percebe que a pergunta está relacionada com “estratégias de Marketing Digital”, “SEO para empresas”, “gestão de redes sociais” ou “campanhas de publicidade online”. Assim, fazer SEO para IA significa criar conteúdos que abrangem variações naturais da linguagem e respondem à pergunta de forma clara e contextual, em vez de dependerem apenas de uma palavra-chave fixa.

  1. O seu conteúdo é irresistível para humanos e IAs? Então prepare-se para ser a estrela das respostas automáticas!

Se já está a criar conteúdo que responde às perguntas (antes mesmo de serem feitas), está no bom caminho. Caso contrário, deve começar a falar a língua dos robots para encetar a otimização SEO para IA: dados estruturados (schema markup) para explicar, ponto por ponto, o que cada parte do seu conteúdo significa. Por outras palavras, deve usar frases claras, listas, guias completos, FAQs, tutoriais, factos curiosos, estatísticas e exemplos práticos. E não se esqueça do lado visual do SEO para IA – imagens com descrições bem pensadas e vídeos legendados! 

Um truque extra? Mantenha os seus conteúdos mais importantes sempre atualizados porque as ferramentas de IA adoram informação fresquinha.

  1. Publica quando se lembra? Olhe que é melhor seguir um plano!

A IA gosta de consistência… e o seu público também! Por isso, antes de começar a fazer SEO para IA deve definir – e cumprir! – um calendário de publicações com conteúdos com vários formatos, como artigos, vídeos, infográficos e posts curtos. E depois não desapareça do mapa! Se a IA notar que a sua marca está sempre ativa, vai vê-la como uma fonte fiável.

  1. A sua marca é fácil de reconhecer? Ótimo, porque a memória do utilizador também conta pontos no ranking!

Use sempre a mesma identidade visual e verbal. Seja coerente na forma como apresenta a sua marca – desde o tom de voz ao tipo de imagens e vídeos. Assim, qualquer modelo de IA (ou humano) que a encontrar vai saber exatamente o que é, e que produtos ou serviços tem para oferecer.

  1. Mas será que a sua marca é reconhecida como autoridade? Precisa de dar provas!

Bom, a otimização SEO para IA exige provas: para confiarem e recomendarem os seus conteúdos, os modelos de Inteligência Artificial precisam de ter a certeza de que a sua marca sabe do que fala. E tal como na vida real, uma relação de confiança online não acontece de um dia para o outro – constrói-se. E para construí-la deve criar conteúdo consistente, útil e bem fundamentado, obter backlinks de sites respeitáveis e manter uma presença digital que transpire credibilidade. 

  1. As pessoas falam bem da sua empresa? Isso é meio caminho andado para ganhar destaque nos resultados!

Testemunhos, reviews e avaliações positivas contam – e muito! Inclua na sua estratégia SEO para IA estes sinais poderosos de credibilidade, usando dados estruturados para os identificar claramente no site. Desta forma ajuda a IA a confirmar a qualidade da sua marca. No fundo, é como ter uma plateia a aplaudir – e um megafone para que o mundo inteiro ouça!

  1. Está presente onde importa? Se não está, os algoritmos vão fingir que nem o conhecem!

Quanto mais a sua marca aparecer em sites relevantes, publicações de imprensa e citações, mais as IAs vão confiar e lembrar-se dela. É como fazer parte da lista de convidados dos eventos mais exclusivos: quanto mais vezes aparece no círculo certo, mais fácil será para a IA associar a sua marca a autoridade e relevância.

Como medir o sucesso nas pesquisas sem cliques?

Seguiu as melhores estratégias SEO para IA, mas não sabe se está a gerar resultados?

  • Acompanhe as impressões e a posição média no Google Search Console: se aumentarem, mesmo com um CTR (Click Through Rate) baixo, é porque o seu conteúdo aparece em snippets ou respostas de IA.
  • Observe o tráfego orgânico no Google Analytics para detetar mudanças no comportamento dos utilizadores.
  • Avalie o reconhecimento da marca através de pesquisas diretas, menções e interações. 
  • Verifique quantas vezes surge nas visões gerais de IA, fragmentos destacados ou nas caixas de “as pessoas também perguntam”.

E agora? Está pronto para dominar o SEO para IA e elevar a sua marca a estrela das respostas automáticas… ou precisa de ajuda? Temos todo o gosto em elaborar respostas claras, criar formatos inteligentes e aumentar a notoriedade da sua marca. Entre em contacto e prepare-se para conquistar os motores de pesquisa… e os robots mais exigentes!